sexta-feira, 25 de março de 2011

Spring

A Primavera chegou esta semana, mas o bom tempo e o sol já se faziam sentir há dias. Contudo a Natureza parece que precisa de datas marcadas para se fazer notar. As árvores de fruto e as flores esperavam pacientemente o início do equinócio para desabrochar.
Esta muito aguardada Primavera também chegou à minha plantação. Os primeiros a dar ar de sua graça foram os morangueiros, e umas quantas variedades de pequenas plantas transplantadas para o terreno, que crescem, embora lentamente, mas já é algum avanço para quem se aventurou pela primeira vez na agricultura (agora na moda biológica).
Mas a minha maior expectativa e investimento, estava nas árvores de fruto, plantadas em Novembro e há vários meses adormecidas. Aguardei impacientemente que rebentassem, na ânsia de que floresçam rapidamente e dêem frutos ainda este ano, sem considerar os seus ciclos naturais e exigindo demais da sua imberbe existência.
As folhas da nectarina e da ameixeira foram as primeiras a desenvolver. Seguiram-se a cerejeira e a macieira, receosas de aparecer. Algures uma nogueira também desponta e um castanheiro duvidoso do seu habitat. A figueira que numa semana já devia ter folhas, está atrasada e mais umas poucas que se apresentam lentas e tristonhas. A laranjeira que aqui existia, pela segunda vez produziu em abundância e apresenta agora botões de sua perfumada flor. Um marmeleiro repleto em rosa pálido mostra-se com força para se desforrar em frutos no Outono e a Tília, espera que chegue Abril para em poucas semanas se vestir a rigor.



Nenhum comentário: