segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Portugueses

Portugueses pelo Mundo é dos melhores projectos que a televisão portuguesa já produziu alguma vez. Apesar de ser uma adaptação de um programa espanhol (admirava-me se fosse uma ideia origina!) tem todos os ingredientes necessários para ser um produto perfeito. Dinâmico, sucinto, visualmente apelativo, com histórias contadas na primeira pessoa, imagens e relatos que captam o essencial da cidade apresentada e que passamos a querer também explorar e conhecer. Curiosamente não tem na apresentação nenhuma celebridade a chamar audiências e na verdade não necessita, são portugueses desconhecidos que relatam a sua experiencia, vida e quotidiano num pais distante, sendo eles os reais protagonistas do programa. É o que se pode chamar de um serviço público simples, atraente e eficaz.
Oh gente responsável pelo extinto Boarding Pass, ponham os olhos nisto e vejam como se faz um bom programa televisivo, convincente e com certeza numa versão low budget. Estou certo que depois de assistir a um episódio destes se fica a conhecer o dia-a-dia de uma cidade e os seus pontos de interesse que vão muito além dos hotéis, restaurantes finos e monumentos da praxe… E dispensamos sem lamentos, uma apresentadora que muda de roupa 10 vezes por programa e que passa o tempo todo a fazer carinhas e poses de miss em vez de mostrar o que realmente interessa!
Quanto a estes Portugueses, os primeiros programas em horários incertos apanharam-me desprevenido e só me tornei espectador assíduo na 2ª e 3ª temporada. Novamente apanhado de surpresa (não devo andar bem informado ou a promoção é pouca) a RTP começou este domingo a emitir a 4ª temporada e a coisa promete, pois vai-nos levar à descoberta da vida escolhida pelos portugueses em paragens como Veneza, Santiago do Chile, Dublin, Chigado, Seul, Moscovo, Dubai, Banquecoque, Havana e Miami. Fiquei também a saber que a 1ª temporada foi lançada em DVD e já se encontra á venda.
Recomendo vivamente a seguirem este programa e já agora a comprar o DVD.


Nenhum comentário: