segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jornalistas

Uma cambada de jornalistas, resolve armar-se em críticos gastronómicos e vai alambazar-se para alguns restaurantes que abriram em Lisboa e no Porto, até aqui nada de novo… apesar de haver quem já o faça de profissão. A situação piora e torna-se vergonhosa, quando fazem passar-se por clientes exigentes e começam a por à prova a simpatia e a tolerância dos funcionários do restaurante, tornando a cena numa verdadeira anedota.
Com que direito se testam assim as pessoas no seu local de trabalho? Com que propósito se pontuam simpatias e atendimentos sem ponderar as consequências que isso trará para o empregado? Isto só mostra uma total falta de respeito para com quem trabalha, porque enquanto uns se divertem à mesa de um restaurante e fazem de conta que é trabalho, outros, o seu trabalho é servi-los.
O jornalista hoje em dia achasse dono de um grande estatuto, quiçá por ter o dom da palavra e uma vida regalada com privilégios imunes à crise, mas isso não o faz senhor da verdade nem ser superior ao ponto de achar que pode gozar com quem tem um emprego menor. Há por aí alguns que vão passear de bicicleta e dizem que é trabalho, que vão experimentar spas e dizem que é reportagem, que vão jantar fora e dizem que é pesquisa, deviam era ter vergonha de escrever artigos destes e outros tais, completamente descabidos da nossa realidade, da realidade do cidadão comum. Aponto o dedo também a quem aprova este tipo de escrita e deixa passar reportagens como esta, pois não revela nenhum senso de consciência social.
Os jornalistas passam a vida a criticar e esquecem-se que um dia podem também eles ser criticados.

Nenhum comentário: