sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lua


Muitos factos estão associados à lua cheia e estudos se fizeram para tentar perceber a veracidade da sua influência no comportamento humano, dos animais e da natureza. Alguns não passam de mitos como o vampirismo, licantropia e sonambulismo, outros são infelizes coincidências como o aumento da violência, criminalidade e acidentes, mas há factos mais que comprovados como os nascimentos e as marés. A verdade é que uma lua cheia deixa as pessoas com outra predisposição e o seu surgimento no horizonte é dos mais belos fenómenos de sempre.
Esta semana esteve lua cheia, três noites de claridade que mais parecia amanhecer. Foi lindo, pena não ter uma máquina capaz de captar tamanho deslumbre. 


A lua cheia ocorre quando a sua totalidade é reflectida na Terra. Um eclipse lunar ocorre quando a Terra está entre a Lua e o Sol, sempre durante a lua cheia. Ao contrário dos eclipses solares, que são vistos apenas em pequenas partes do planeta, o eclipse lunar pode ser visto de várias regiões. A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, mesmo durante um eclipse total, podendo assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada. Se observássemos o eclipse a partir da Lua, veríamos o Sol a pôr-se atrás da Terra. Quando ocorrem duas luas cheias no mesmo mês, o evento é conhecido por “lua azul”. Já a “super lua cheia” ocorre quando o satélite fica 50 mil km mais próximo do planeta. A última vez que a lua cheia esteve tão perto da Terra foi a 19 de Março de 2011 e a anterior em Março de 1993.

Nenhum comentário: