segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Moeda de Troika


Descobri a Troika há 3 semanas. Não, não é essa Troika, alias, recuso-me a dar-lhe tempo de antena aqui no blog. Estou a falar do programa “Moeda de Troika” que dá em directo na RTP Informação aos Domingos à mesma hora que a Casa dos Segredos. Ohh escolha difícil… Resolve-se o assunto e grava-se para ver depois.
Herman José lidera a antena ladeado por duas madames, Rita Ferro e Ana Mesquita. De Herman aponto aquele ar de vedeta pouco humilde, que já foi pior, quiçá agora amansado pela crise, e o discurso de quem pensa que sabe mais que os outros só porque é viajado. Comunicador nato sem dúvidas, mas são precisamente as curiosidades que conta que mais interessam saber. De Ferro pouco conheço, associo sempre a uma cara estranha para televisão e a ser mãe de um humorista igualmente com uma cara estranha. De Mesquita, que conheço de vista mas que não lembro de alguma vez ter ouvido a voz, vem-me à ideia aquele tipo de beldades que vive da aparência e que muito faz mas ninguém sabe bem o que.
Pois desta conjugação improvável surge um bom entretenimento de uma hora. À conversa vão saltando para a mesa os temas da semana e sugestões culturais. Herman com a sua vasta cultura do show bizz e life style, Ferro num contraponto literário mas muitas vezes em antagonismo e Mesquita bem apetrechada com as curiosidades do momento. Juntos fazem a dita Troka.
É a televisão no seu melhor, num lado um reality show que arrasta massas e que fabrica e manipula audiências, do outro um talk show despretensioso, para minorias com bom gosto.
É possível apreciar os dois formatos, opostos é certo... eu sou a prova disso.

(Ana Mesquita de 4!?!? ...Ofereço-me para fazer um genérico em condições) 

Um comentário:

Livro da Actualidade disse...

Se não colheçe a Rita Ferro, devia de ler os livros dela, porque são absolutamente ..., a e para não falar da sua classe.