domingo, 6 de novembro de 2011

Teoria


Tenho uma teoria, um bocado á filme, mas talvez não esteja muito longe de um futuro próximo.
A propósito da crise financeira que ameaça alastrar pela Europa e contagiar o Mundo, prevejo desde já no nosso pequeno Portugal um retrocesso social e económico, mais concretamente, um regresso forçado à Antiga Portuguesa.
Os factos estão á vista de todos, são as ics, vulgo scuts, outrora gratuitas que passaram a ser pagas em diversas zonas do país, o aumento sistemático do preço dos transportes e dos combustíveis, o encerramento das indústrias e do pequeno comércio em geral, o desemprego propagado que leva à inútil procura de trabalho em cidades mais desenvolvidas, os cortes de salários e benefícios sociais, um sem número de novas regras e leis castradoras para a economia e para a vida da população deste país. Tudo isto sem nenhum contraponto, sem incentivos, sem pensar no desenvolvimento e sem perspectivas de futuro. Não preciso de bola de cristal para perceber que muito em breve vão aparecer as consequências de tudo isto e que se adivinham catastróficas.
Com a redução dos salários, o aumento do iva, das taxas, dos preços e consequentemente a perda do poder de compra, será cada vez mais dispendioso importar produtos, deslocar mercadorias e pessoas. As cidades do interior vão se tornar sociedades fechadas, pequenos nichos e guetos e o contacto com o país e o mundo será mínimo, já que a televisão também passará a ser paga.
O único dado positivo nisto é o facto de numa comunidade isolada automaticamente sentir-se necessidade de criar o seu auto sustento, como tal terão que ressurgir actividades esquecidas como a agrícola e a pecuária, tão bem ao estilo pré 25 de Abril. O comércio e a indústria, também voltarão a ser necessários o que irá gerar postos de trabalho e desenvolvimento. Mas isto claro, a longo longo prazo.

E um dia poderá ser assim...
“A Vila” de 2004

Nenhum comentário: