sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Opções


Cada vez penso mais no que fazer perante este desemprego anunciado. Lá para Agosto tenho que ter uma carta na manga senão nem o subsídio me salva.

1 - Negócio
Já coloquei esta hipótese inúmeras vezes e várias ideias surgiram, mas todas com muitos contras. Presentemente penso que abrir um negócio não é boa ideia, o país está numa má conjuntura económica, as pessoas não têm dinheiro e as lojas, restaurantes e fábricas estão a fechar. Curiosamente as notícias dizem que os negócios de marcas são os únicos que se mantêm. Será que em vez de pensar em pequeno para o caso da coisa correr mal e a divida não ser muita, deva pensar logo em grande porque para o luxo há sempre poder de compra?

2 – Estudar
Quando iniciei o Mestrado, foi com ideia de poder fazer outra coisa a nível profissional, mas depressa percebi que não tenho bases nas artes gráficas nem no design para poder fazer disso uma carreira. Seguiu-se um plano B, que é ficar com mais habilitações para posteriormente poder leccionar outros níveis de ensino. Não sei se o meu plano é findável… O curso não está a ser canja e a desmotivação também é alguma, mas continuo no barco.

3 – Subsídios
Viver alguns anos de subsídio de desemprego é chão que já deu uvas, mas até aí estão a cortar. Conseguir algumas horas e ir aliando com subsídio de desemprego parcial parece-me uma opção razoável, só não sei se tem prazo de duração. 

4 – Blog
Há tempos encontrei um blog que começou a publicar vídeos sobre Bloggers de Portugal e a dada altura fazia a seguinte pergunta "Até onde é que gostavas que o teu blog te levasse?". Fez-me confusão… Parece que quem cria blogs tem que ter alguma segunda intenção, e se calhar tem mesmo… Ser conhecido? Convidado para escrever numa revista? Aparecer em eventos? Dar a cara por uma marca? Whatever... É um bocado decepcionante perceber que não se cria pelo simples prazer de criar. Perguntar-me-ia se quero chegar algum lugar com o meu blog! A princípio não, publico apenas aquilo que eu gosto, aquilo que me acontece, o que vivo, o que oiço, o que vejo, como um diário, mesmo que não seja interessante para os outros, nem aquilo que os demais gostam de ler, não desperto invejas, não estou no centro dos acontecimentos, nem onde a moda acontece, simplesmente sou eu, diariamente, com alguma coisa para dizer.
Parece estranho, mas há quem diga que consegue ter ganhos superiores ao ordenado mínimo com o seu simples Blog. Escrevem sobre o que gostam, normalmente Moda ou Culinária, são descobertos por uma editora e convidados a publicar um livro, outros escolhidos por marcas para publicitar produtos, daí até à fama e ao proveito é um passo.
Não quero ser desmancha prazeres, mas acho que é como todas as modas, além disso, se o governo descobre que por ali há galinhas dos ovos de ouro, a festa acaba em três tempos.

Não sei qual vai ser a opção mas alguma terá que ser. Decerto voltarei a este tema em breve. Se entretanto alguém quiser apresentar uma sugestão sinta-se à vontade. 

Nenhum comentário: