quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Hot N Cold


Há dias alguém veio com a teoria que preferimos o frio ou o calor conforme o mês do nosso aniversário. Como nasci em Janeiro e sempre gostei mais do inverno que do verão, pareceu-me uma dedução bastante lógica. É preciso esclarecer que o motivo desta preferência não se deve de todo ao aniversário, até porque cada vez dou menos atenção a esse dia. O que me agrada no frio é precisamente poder vestir mais roupa, sentir mais conforto, dormir enrolado em cobertores no sofá, sair à rua sem me sentir pegajoso e poder respirar sem afrontamentos. Em contraponto, o verão para mim é um desgaste e uma aflição, onde evito sair de casa antes das 17, porque a moleza abunda tornando os dias desperdiçados, para além do suplício que é tentar adormecer numa noite de calor de janelas abertas constantemente atormentado por melgas (entretanto comprei um mosquiteiro e vão ver como elas mordem!).
Mas esta preferência está prestes a mudar, muito por culpa do terceiro inverno passado nesta casa… A verdade é que é muito fria e tirando a sala com a lareira acesa todas as noites desde Novembro, o resto das divisões são o mesmo que estar no pólo norte. Para combater esta adversidade, algumas medidas foram pensadas, tirando o ar condicionado que por ser inestético foi logo opção descartada, pensou-se em ligar todos os aquecimentos (o que daria um gasto astronómico), mudar todas as janelas para PVC (17 janelas orçamentadas em 5.000 euros, fora as portas…) e forrar o sótão com material isolante. Claro que só o aquecimento do quarto é ligado a noite toda e as outras opções têm sido adiadas, porque as finanças não têm andado lá muito favoráveis para obras e arranjos.
Enquanto isso começo a detestar este inverno, o frio veio mais tarde mas mais intenso e todas as manhãs acordam com geada negra que tem arrasado com as plantas da rua. O que vale são os dias e tardes de primavera, com almoços no alpendre sob um sol morno e agradável.


Nenhum comentário: