quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Luísa Sobral


Este post já vai tarde, mas andei a ler sobre a Luísa Sobral no blog do “coiso e tal” e dados os comentários antagónicos que por lá surgiram, decidi deixar a minha opinião.
Desde a participação da Luísa nos ídolos até aqui, passaram 6 anos e na altura com apenas 16, surpreendeu-me ao mostrar no casting um nível de cultura musical muito particular, principalmente ao escolher “Ser poeta” para a fase das mini galas. Luísa ao longo da participação cantou outros artistas e temas igualmente consistentes, como "Cavaleiro Andante" ou "House of the Rising Sun", embora sempre a tenha imaginado num registo mais pop ou mais solto, afinal andávamos à procura de um Ídolo. Fui seu fã incondicional durante o programa e desejei que ganhasse (desejo sempre que ganhem as mulheres, não sei porque!). Ficou em 3º, porque raras são as vezes que mulheres ganham concursos neste país, deve ser da tal vil mesquinhez feminina que tanto popula por aí. Depois desapareceu, como quase todos os vencedores e participantes de concursos neste Portugal.
No ano passado, quando a vi surgir com um álbum, gostei imediatamente do primeiro single e muito mais do vídeo. Curioso, ouvi o álbum mas estranhei o registo. Soava-me a Norah Jones (sim Lisa Ekdahl é uma melhor comparação) e quando nos parece algo já conhecido, temos tendência para ter mixed feelings. Eu não vejo problema neste lembrar algo, podemos ter uma Lisa Ekdahl portuguesa ou não!? Curioso porque a Aurea também soa a algo e no entanto reúne consenso! Então para aqueles a quem faz muita confusão por parecer imitação, recomendo que ouçam o “Chico”, em português sempre soa a genuíno.



Nenhum comentário: