quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vintage


Quando muitos perguntavam o que a entrada num novo século nos iria trazer como inovação, eis que a solução foi ressuscitar os anos 80, primeiro na música e depois na moda. Por arrasto ou por lógica, os anos 90 também se voltaram a ouvir e tudo o mais que lhes diz respeito chegou-nos entretanto como se uma novidade se tratasse. Ok ok estou-me a esquecer da imberbe geração que nasceu na década de 90 que vê neste revivalismo uma tendência para usar e abusar em visuais de moda e life styling. Mas ir mais atrás e misturar tudo parece ser o rumo a seguir e servirem-nos música a lembrar jazz cabaret e cantoras com visual de pin ups dos anos 50 tem sido o prato nosso de cada dia. Arrisco a dizer que tudo começou com Amy, passou por Adele e chega em força com Lana Del Rey, não esquecendo de Aurea no panorama nacional. Chama-se a isso uma onda vintage que veio para se instalar na música, na moda e na linguagem do quotidiano como um modo de vida.
O Vintage ou retro, são conceitos muito mais abrangentes e que dariam boas bases para teses. Relacionar o regresso ao passado e o tempo dos nossos avós com a recente crise económica mundial e a inflação do custo de vida, parece estranho mas tem uma relação intrínseca. A ideia de que temos que voltar atrás em vez de ir para a frente parece instalar-se e a única opção para uma população falida. Nunca as feiras de velharias estiveram tão cheias, de quem vende e de quem procura, nunca o olx esteve tão cheio de artigos e nunca as pessoas se desesperaram tanto para vender o que têm amais como forma de ganhar um dinheiro extra. Infelizmente quem vende inflaciona estupidamente os preços por se tratar de uma moda corrente, esquecendo precisamente que não é assim que vai conseguir vender, porque neste momento a crise toca a todos.
O que é antigo está assumidamente na moda e por aqui já algum tempo que se frequentam feiras e armazéns à procura de peças que possam ajudar à decoração que se pretende nesta casa. Comercializar antiguidades, talvez seja também uma opção futura de ocupação, quem sabe!
Entretanto, por aqui duas Divas imergem, seguindo a tendência da blogosfera. Adele e Lana del Rey, não foram paixão imediata mas talento reconhecido, com aquele toque Vintage tão em voga.

Lana del Rey - Blue Jeans (live on SNL)

 Adele - Set fire to the rain (live iTunes Festival 2011)

Nenhum comentário: