domingo, 11 de março de 2012

Excêntrica


Esta tarde de sol, a caminho de casa passei pelo edifício onde nos anos 80 e 90 funcionou a discoteca EXCÊNTRICA, que era sinónimo da melhor noite nacional, frequentada por gente de todas as idades, de todos os lugares e conhecida de norte a sul do país. Eu não vivi essas noites gloriosas, porque ainda não saía à noite, mas recordo-me de primos e pessoas mais velhas falarem desse lugar mítico.
Só há 3 anos tive oportunidade de conhecer o espaço, que estava ao abandono. Parecia uma cidade perdida, mística e decadente, onde a vegetação tomara conta de tudo, um lugar imponente de meter respeito e dó.
Sabia que o empreendimento pertencia a vários proprietários que por problemas vários abandonaram o negócio, fora isso pouca informação se encontra disponível na internet.
Hoje quando passei por lá vi o espaço limpo de mato e uma placa com indicação para arrendar. De facto uma limpeza foi feita, já não parece uma cidade Maia perdida, mas contínua tudo vandalizado. A palavra arrendar deve ser uma piada, pois não há condições para funcionar nem para lá se viver... É lamentável quando se vê um sítio com tanto potencial e tão subaproveitado, tivesse eu dinheiro para revitalizar aquilo e fazer renascer o mito. 

18 comentários:

Anônimo disse...

Tantas noites ke eu passei nesta discoteca, até deu pena ver o hall de entrada neste estado. Gostei muito destas fotos. Obrigado

Anônimo disse...

para quem residia no distrito era local de paragem obrigatoria......quanto a mim a excentrica foi do melhr que existiu na nossa regiao um mito pode se assim dizer para quem nao conheceu.....bateu aos pontos o pim pim mas de longe, ja estou como o autor deste post....tivesse eu dinheiro e aquilo voltaria a bombar como nos velhos tempos

Anônimo disse...

esse cara que postou essas imagens, não nem aonde fica a verdadeira excentric, que é nilópolis, a rua alberto teixeira da cunha, n/38. eu fico imaginando como uma pessoa pode perder seu tempo dando informações defamatórias, só pode ser maldade.a excentric não mais es continua ni mesmo lugar.
ta no mesmo nivel do preterito, pois ela era considerada a maior e mais requintada do brasil, com 1200m2 de construção. a discoteca postada e de nova iguaçu, perto da dutra. va se informar primeiro













antes de escrever besteira, pois os sócios podem protesta-lo por informaçãodepreciativa. a excentric

crónicas da vida disse...

CARO Anónimo:

Esta EXCENTRICA que escrevo situa-se em PORTUGAL, mais propriamente na cidade de TOMAR. Foi uma discoteca muito famosa nos anos 80 e 90, mas que actualmente está ao abandono como mostro nas fotos.
Portanto CARO Anónimo, não tenho a culpa de existir uma "Excentric" no brasil e como é obvio não estava a escrever sobre ela.

Quem acabou por escrever uma grande besteira foi o CARO Anónimo, que não se informou primeiro e fez acusações graves sem nenhum sentido.

Cuide-se.



Anônimo disse...

Que saudades! Realmente que "bosteira", a excentrica de que se fala é MESMO em Portugal!!!!!!!! Obrigado pelo post, realmente é triste os sitios já só fazerem parte do imaginário e não serem ainda reais.

Anônimo disse...

Fui disco-jockey até ao final da década de 90, ou seja até ao ano 2000 e tive a honra de tocar algumas vezes na Excentrica, quando esta era gerida pelo meu amigo Tátá. Perdi-lhe completamente o rasto, alguem sabe o que é feito dele?
ass: DJ LUCAS

crónicas da vida disse...

O Tátá esteve junto com a minha prima Marta durante vários anos, tiveram filhos e viveram no Algarve. Separam-se há uns 5 anos,ela voltou para tomar, ele continuou lá. Não tenho muito contato com essa parte da familia, mas aqui tens o facebook dele:
https://www.facebook.com/octaviomanuel.chau

João Parreira disse...

Realmente é uma pena um edificio estar assim ao abandono. Sobretudo quando ele traz á memória imensas recordações dos tempos de estudante na bonita cidade de Tomar.

Anônimo disse...

Bebi, namorei, dormi, andei ao banho, a porrada, comi uns belos cachorros, tudo neste edifício, que saudades....
Sapo

Iza disse...

Ouvi dizer que queriam fazer um lar de idosos neste sitio, mas mais uma vez a politica interveio, e as ideias para o tal lar, tal como o "sitio mitico", foram abandonadas.

Anônimo disse...

Se não me engano a Excêntrica só inaugurou nos anos 90, acho q n esteve aberta nos anos 80. E os tempos áureos foram os da primeira gerência, na minha opinião!
Grande Sapo :) como é q vai isso?! grandes noites lá passámos!!
Xano

Anônimo disse...

Sem dúvida que é um crime um local destes estar nesta miséria(tudo destruído), também eu passei muitas noites a divertir-me nesta discoteca em 94 e anos seguintes, como moro numa localidade ao lado, passo muitas vezes de frente a este edifício e também eu já tenho pensado "se tivesse dinheiro...".

Anônimo disse...

Trabalhei lá desde o início, durante 1 ano, penso eu.
Muito bom! É uma pena estar assim. É bom rever o espaço de qualquer modo. Obrigada

Rosy disse...

Quantas vezes sai de lá as 8h da manha !belas noites que passei lá e conheci muitas caras da televisão. Uma casa muito bem frequentada e sim bati qualquer uma no distrito e até a nível nacional.Saudades desta casa onde passo todos os dias e onde sou quase vizinha .Talvez volte um dia a funcionar!������

RODRIGUES disse...

Boa noite, meu mail é porta_paralela@hotmail.com gostava de ser contactado por quem tem a discoteca a venda. Cumprimentos, Rodrigues

Unknown disse...

Ai a "minha" Excêntrica!! Grandes noites e belos tempos.
Saudades muitas... Fecho os olhos e ainda vejo tudo como era.Adorei ver estas fotos. Obrigada!

Anônimo disse...

Inaugurado em 21/12/91

Anônimo disse...

Melhores noites da minha vida , anos 90. Vinha de Lisboa para Torres Novas , para irmos á excêntrica. Obrigada pelas fotos e extraordinárias recordações