sexta-feira, 20 de abril de 2012

Caça


Desde cedo que o ambiente que envolve caça exerce em mim algum fascínio. Gosto de bosques e de animais silvestres, gosto de cenas de batida à raposa em filmes ingleses, gosto de pratos de caça, gosto de casas com ambientes campestres e até gosto de peles e cabeças embalsamadas na decoração de uma sala. Horripilante dirão alguns, pois eu acho que é uma actividade muito aristocrata, que confere um certo estatuto e faustosidade a uma casa de campo... Mas apesar deste estranho interesse, nunca peguei numa arma, nunca matei um animal vertebrado e até a mais pequena formiga me faz dó quando tenho que as radicar cá de casa. Por isso qualquer ave doméstica que venha a ter pode ficar tranquila porque vou continuar a ir ao talho.
Encontro-me então numa situação ambígua: Como posso ser incapaz de matar um animal e ao mesmo tempo ter este fascínio pela caça? Antes de alguem se exaltar e começar a chamar nomes... acho que os extremismos se podem contornar, para quê usar peles verdadeiras quando as sintéticas têm um aspecto tão real (não é senhora Rita Ferro!!!) e os elementos usados nestas decorações podem muito bem ser imitações... e eu não me importava nada de ter alguns aqui em casa.



Um comentário:

Livro da Actualidade disse...

Sim, dá um ar muito "aristocrata" e "faustoso", e admito que essas imagens são lindissimas, mas era incapaz de ter peles numa divisão de minha casa. E concordo se podem optar pelas peles sintéticas, porque não!
E sim a escritora Rita Ferro, de que eu tanto gosto e admiro, desceu muitos pontos na minha consideração, ao exibir-se num programa de TV com a menina Ana Mesquita, usarem peles verdadeiras. Cumprimentos