quarta-feira, 4 de julho de 2012

Almanach Bertrand


Têm-me passado pelas mãos vários livros do princípio do século XX, alguns em mau estado, mas são achados e raridades que “sobreviveram” a mais de um século. É delicioso observar a escrita da altura e pensar em quantos acordos ortográficos já se procederam desde então, é uma experiência restrita estar na posse de artefatos que refletem a história da tipografia, do livro e da fotografia. Para um mestrando em design editorial suspeito que tenho aqui uns pequenos tesouros que muitos entendidos iriam cobiçar, mas curiosamente não têm um valor comercial assim tão elevado quanto se possa pensar.
Estou crente que foram livros adquiridos ou herdados com uma importância que hoje em dia é banalizada, juntos conservaram-se para a posteridade e fizeram a história de alguém. Agora separam-se aos poucos numa viagem incerta, mas quando alguém diz que há muito procurava este ou aquele para a sua coleção, conforta-me saber que irão fazer parte da história de outro alguém. 
Estes vão ficar comigo, estão bastante danificados, precisam de repouso para durarem mais outro século.

 Almanach Bertrand 1902 

Peccado Mortal 1897

 Sua Magestade o Amor 1897

 Collecção Economica 1897 

Nenhum comentário: