sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

John Galliano



Como é que é possível já ter escrito sobre os desfiles, os chapéus e os sapatos criados por John Galliano e ainda não ter falado sobre o génio da moda!? Para mim, não há criador tão espetacular e perfeccionista como Galliano (infelizmente McQueen já não está entre nós!), sigo-o desde os anos 90, quando comecei a ganhar gosto pela moda, porque Galliano trouxe algo de novo às roupas e aos desfiles e isso apaixonou-me. Inventou os shows teatrais, trouxe de volta as histórias como inspiração para cada coleção, reinterpretou todos os clássicos e preocupou-se com a perfeição dos detalhes e dos acabamentos, elevando a roupa ao estatuto de obra de arte.
Como é sabido a moda e a polémica vivem de mãos dadas, e um mestre instantaneamente consagrado ícone de moda não podia estar longe dela. O afastamento do costureiro da casa Dior após acusações de agressão verbal e antissemitismo quando se encontrava a beber num bar, tomaram uma proporção exagerada, demasiado até, pois ainda estou para perceber como é que uma pessoa que se inspira em outros povos/culturas e que lida com modelos de todas as étnias pode ser racista!? Estava embriagado, as imagens comprovam-no, e então, toda a gente diz disparares quando está bêbado... teve foi a infelicidade de ser figura pública e ter sido filmado.


De qualquer modo, isto cheirou-me a estratégia para o tirarem de circulação, já que as excentricidades de Galliano estariam a ser demasiado dispendiosas e pouco comerciais para a marca, essa é que é essa!!! 
Pois o primeiro desfile da Casa Dior sem a mão de Galliano em Julho de 2011, gerou muita curiosidade e a imprensa viu e não gostou... é que isto sem ele não é a mesma coisa!
Boas novas chegaram hoje... ao que parece Oscar de La Renta convidou-o para trabalhar, porque todos merecem uma segunda oportunidade e polémicas à parte ele não deixa de ser um Mestre.



Nenhum comentário: